Pages

24 de mar. de 2010

Instituto Nokia de Tecnologia desenvolve novas soluções para acessibilidade

Mais uma utilidade inventada pela NOKIA seria bom se todos fabricantes de tecnologia pensasssem em ultilidades ao publico com um preço bem acessivel.

Veja como o Instituto Nokia de Tecnologia está desenvolvendo soluções para acessibilidade no texto abaixo. Gostei muito da iniciativa!

“Tornar possível o que, antes, seria inimaginável. É assim que o INdT atua quando o assunto é  plataforma mobile: encontrando aplicações inovadoras para os dispositivos móveis, que transformam a forma como as pessoas lidam com esta tecnologia. Entre os projetos atuais estão soluções para quem tem problemas de visão, deficiência auditiva ou daltonismo.
Segundo o Censo 2000, do IBGE, existem no Brasil mais de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 135 milhões com baixa visão em todo o mundo. No Brasil, o número de portadores de algum tipo de deficiência visual é de 3,5 milhões.
“Trata-se de um grande número de pessoas, que não pode ficar excluído das vantagens que a tecnologia mobile proporciona”, explica o presidente do INdT, Geraldo Feitoza. Pensando nisso, o INdT desenvolveu uma série de aplicativos de acessibilidade que permitem que deficientes interajam com o ambiente por meio do celular.
O Audio Aid, por exemplo, permite que sons como campainhas ou alarmes sejam percebidos através de vibrações. A ideia é que o deficiente auditivo possa sentir sons do ambiente por meio da vibração do celular e se orientar por elas. Deste modo, alarmes e campainhas são traduzidos em estímulos que ajudam na orientação dos usuários com deficiência.
Com o Color Detector instalado nos celulares os usuários com daltonismo têm uma importante ferramenta nas mãos, pois podem apontar a câmera do aparelho para alguma coisa e ver a cor que está sendo mostrada escrita por extenso na tela.
O Nokia Magnifier por sua vez é uma lupa eletrônica que usa a próprio câmera do aparelho. O programa é para quem tem baixa visão e pode ser usado em celulares Nokia da série S60. O INdT estima que esses aplicativos estejam disponíveis para download na loja de aplicativos da Nokia – www.ovi.com – ainda nesse ano.
“Nós temos um propósito muito claro que faz parte do nosso jeito de pensar nossos projetos, usando a tecnologia para desenvolver aplicações para celulares que tem o potencial de ajudar muitas pessoas em todo o mundo”, conclui Feitoza.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário